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3 etapas para maximizar o tráfego das suas Redes Sociais para seu site

Por que é importante a mídia social na geração de tráfego de referência? Vamos ver os fatos.

A partir de 2019, existem 4,39 bilhões de usuários de Internet no mundo.

O Facebook, o gigante da mídia social, tem 2,32 bilhões – mais da metade disso.

Existem mais cinco plataformas com mais de um bilhão de usuários (YouTube, WhatsApp, Facebook Messenger, WeChat, Instagram).

Embora o Google ainda seja o melhor para direcionar visitantes a sites, você não pode ver esses números e simplesmente ignorá-los. A mídia social é um tráfego extra que pode se tornar um investimento muito gratificante – se você jogar suas cartas corretamente.

Indiscutivelmente, é mais fácil do que tentar se classificar no Google, já que você já fez a maior parte do seu trabalho em outro lugar, ou seja, no seu próprio site. Isso não significa que seja um trabalho fácil, especialmente se você já não é uma grande e famosa marca. Mas, se os outros fazem e você também quer fazê-lo, por que fugir do desafio? Então, vamos lá?

Etapa 1: prepare suas páginas de redes sociais

Obviamente, você precisa existir nas mídias sociais antes de começar a usá-lo como sua máquina de tráfego. Estes são os elementos que estabelecerão a base de sua potência social.

Suas páginas pessoais

Qual você prefere:

A. Conversando com uma pessoa;

B. Ou falando com uma marca com um logotipo para o rosto?

A maioria das pessoas escolherá a opção A 100% do tempo. Isso torna as interações mais pessoais e incutem confiança muito melhor.

Depois de escolher quais plataformas sociais você usará, configure suas contas pessoais com seu nome e rosto. (Se você já os têm, ótimo!) Seja seu próprio representante. Incentive os outros membros da sua equipe a fazer o mesmo também.

As páginas pessoais também são necessárias para construir e expandir sua rede, mas chegaremos lá mais tarde. 😉

Suas páginas de negócios

O fator pessoal facilita o direcionamento de usuários para seu site a partir de suas próprias páginas. Os influenciadores do Facebook, em particular, muitas vezes renunciam a página comercial e apenas publicam tudo em seu próprio perfil. Mas, é de extrema importância que você tenha uma Página Oficial de seu negócio, pelo qual, virá o conteúdo que irá compartilhar no seu perfil pessoal. Afinal, lembre-se que estamos nos referindo ao seu negócio.

Configure e preencha com o máximo de informação possível.

As primeiras impressões geralmente duram para sempre. Veja o que suas páginas precisam para fazer sua primeira contagem de impressões:

Nome único;

Logotipo único;

URL com o nome do seu site;

Imagem de capa;

Qual é o seu site e o que ele faz (geralmente em uma seção “Sobre”);

Informações de contato;

Link para seu site;

Imagens que captam a essência do seu site na galeria.

Lembre-se de compartilhar as atualizações das páginas comerciais em suas próprias páginas e peça a seus associados que façam o mesmo!

Plataformas que você vai usar

Todos podem utilizar várias grandes plataformas de mídia social sem pensar: Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Pinterest, Reddit, Quora e outros. É seguro escolher qualquer um deles para promover seu site. Na verdade, não há motivo para não escolher todos eles, desde que seu conteúdo seja um bom par.

Algumas plataformas podem precisar de uma abordagem mais delicada do que outras. Por exemplo:Usuários do Reddit são cautelosos com anúncios. Tópicos de promoção de marca são classificados e ocultos.

Por exemplo:

Usuários do Reddit são cautelosos com anúncios. Tópicos de promoção de marca são classificados e ocultos.

Twitter é notório por seu limite de caracteres.

O Quora é uma plataforma de perguntas e respostas onde os artigos patrocinados podem ser disfarçados de perguntas.

Atualizações que você estará postando

Existem bilhões de usuários no mundo, mas seu público-alvo será apenas uma fração disso. Crie suas atualizações para se conectar com as pessoas que você deseja levar ao seu site.

Você conhece bem o seu público? Que tipo de conteúdo eles mais gostariam? Provavelmente haverá mais de uma resposta, e pode variar entre “engraçado” e “profissional”. Você pode experimentar vários modos diferentes para ver qual funciona melhor.

As únicas duas características que se aplicam universalmente a todos os usuários são “atende aos seus interesses” e “chamam a atenção”. Só você saberá o que são os outros.

Etapa 2: prepare seu site e seu conteúdo

Vamos nos lembrar da regra número um da Internet: o conteúdo é rei. O excelente conteúdo do seu site também é uma necessidade na promoção de mídia social – mesmo que você não o publique diretamente.

Imagine esse cenário. Os usuários visitam sua página de mídia social e clicam em um link em uma de suas atualizações. Leva-os ao seu site, eles veem o seu conteúdo e… é ruim. O que você acha que vai acontecer depois? Você adivinhou: os usuários vão “rejeitar” seu site e nunca mais vão clicar em outro de seus links nas mídias sociais.

E não podemos ter isso. Não é mesmo?

Direcionar o tráfego significa atrair novos usuários e manter seus usuários antigos. Para o último, é ainda mais importante observar a qualidade do seu conteúdo. Se mudar, só deve mudar para melhor.

Etapa 3: direcione os usuários das mídias sociais para seu site

Ok, os preparativos foram feitos. Hora de começar a colocar a mão na massa com um único objetivo – gerar tráfego. Quanto mais, melhor.

·         Poste frequentemente.

Os usuários recebem toneladas de atualizações de várias fontes diferentes no feed. Quanto mais dessas atualizações forem suas, maiores serão suas chances de conseguir mais cliques. Postar em sua página pelo menos várias vezes por semana; Se você pode fazer várias atualizações em um único dia, isso é ainda melhor.

·         Publique diferentes tipos de conteúdo.

É mais interessante quando você pode apresentar mais do que apenas texto e imagens. A maioria das plataformas suporta muitos outros formatos, como vídeos, enquetes, apresentações de slides. Você pode até ser criativo com os tipos de conteúdo “chatos” e transformá-los em algo mais divertido, como um jogo.

·         Compartilhe o conteúdo de outras pessoas.

Esses autores de conteúdo não só irão apreciar o que você fez, como também receberão uma notificação e serão apresentados à sua marca.

·         Repost seu próprio conteúdo.

Isso funciona surpreendentemente bem, já que os usuários geralmente perdem atualizações nas mídias sociais. Naturalmente, é melhor não correr riscos e atualizar o conteúdo republicado de antemão, para que os usuários que o viram antes tenham um motivo para clicar nele novamente.

·         Peça aos usuários para se envolverem com suas atualizações.

Mesmo algo tão simples como “inscrever-se para mais atualizações” funciona, mas certamente não faz mal pensar mais nisso. Os YouTubers podem ser especialmente criativos com as frases de chamariz em seus vídeos.

·         Participe nas discussões.

Quanto mais pessoas estiverem falando sobre o que você postar, melhor, e certamente você poderá expressar sua opinião. Além disso, os usuários podem ter perguntas que só você pode responder.

·         Responder aos usuários rapidamente.

Uma resposta rápida é um sinal de carinho. Claro, você não pode estar lá 24 horas por dia, 7 dias por semana, para responder a todos, então é bom usar um chatbot (Robôs para retornar as mensagens).

·         Expanda sua rede social.

Na mídia social, quem você conhece é tão importante quanto o que você sabe. Continue recebendo novos amigos e seguidores e nunca pare. Com quantas pessoas novas você conversou hoje?

·         Faça como seus concorrentes.

Alguém é obrigado a receber mais envolvimento do usuário nas mídias sociais do que você. E embora o alto engajamento não seja um fator de classificação, ele geralmente se correlaciona com os altos rankings do Google. 

Sempre liste seus concorrentes, estude suas táticas e estratégias. Verifique quais sites estão no mesmo nicho que você e adicione os mais competitivos deles ao seu acompanhamento.

Agora você pode conferir suas páginas e descobrir o que as faz funcionar. São as atualizações que eles publicam? Com que frequência eles as publicam? Ou talvez eles tenham construído uma rede melhor de seguidores e contatos do que você? 

·         Crie suas atualizações para maximizar as taxas de cliques.

Os usuários adoram atualizações com ótimos recursos visuais e textos curtos, mas envolventes e descritivos, como o abaixo. Palavras de poder evocadoras de emoções que se encaixam no humor do seu conteúdo podem fazer uma enorme diferença.

Outra coisa que chama a atenção dos usuários já é ter likes e compartilhamentos sob a atualização. Eles são sinais de qualidade que motivam os usuários a experimentar seu conteúdo. Não hesite em pedir aos seus amigos e colegas de trabalho para se engajarem com suas atualizações assim que você as publicar. Sua atenção será notada pelos outros.

·         Invista em promoções pagas.

Não posso evitar mencionar aqueles no contexto da geração de tráfego de mídia social. Quando tudo mais falhar (e mesmo quando isso não acontecer), distribua um orçamento para anúncios pagos.

Conclusão

O principal objetivo da mídia social é a comunicação entre pessoas em igualdade de condições. Não há lugar melhor para alcançar seu público-alvo. Quanto mais usuários você tiver e melhor sua relação com eles, mais tráfego você terá.

Então tudo se resume a construir um relacionamento com as pessoas que você deseja convidar para o seu site. Seja um elemento ativo na experiência de seus usuários com seu site – não apenas por meio de seu conteúdo, mas também por meio da interação humana antiga.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco 😉

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