Guia Prático para Resolver Erros Comuns de Listagem na Amazon
Se você está vendendo na Amazon e se depara com erros de listagem, saiba que isso é comum e há soluções específicas para cada tipo de problema. Neste guia, vamos abordar os erros mais frequentes e como corrigi-los de maneira eficiente. Siga as instruções abaixo para garantir que seus produtos sejam listados corretamente e sem complicações.
1. Erro 5665 – Aprovação do Uso de Marca
Este erro ocorre quando a Amazon precisa aprovar a marca do seu produto antes de permitir a listagem. Veja como resolver:
Se sua marca é registrada no INPI:
- Acesse o Cadastro de Marcas da Amazon.
Se sua marca não é registrada:
- No Seller Central, vá em Ajuda > Fale Conosco ou clique aqui.
- Selecione: Produtos e Inventário > Problemas com produtos da oferta > Problemas ao adicionar ou visualizar um produto.
- Em Motivo do contato, escreva: Erro 5665 – Cadastro do Nome de Marca: (Nome da sua Marca).
- Descreva o seu problema copiando a mensagem abaixo e adicionando as informações da sua marca:
Olá, Estou tentando cadastrar meus produtos, mas antes devo cadastrar o nome de marca. Segue comprovantes: Categoria de produto: (Adicione a categoria aqui) Nome da Marca: (Adicione o nome de sua marca aqui)
- Na parte de Informações adicionais, clique em Adicionar anexos e insira fotos do produto e da embalagem, mostrando o nome da marca.
- Adicione um número de telefone e um e-mail para contato e clique em Enviar.
Agora, aguarde a resposta do Suporte ao Vendedor. Você será notificado por e-mail e pela própria Seller Central em Ajuda > Registro de Casos.
2. Erro 5661 – Autorização para Vender Produtos de uma Marca
Se você não possui autorização para vender produtos de uma determinada marca, siga estes passos:
- Abra um chamado no suporte da Amazon.
- Informe:
- O nome da marca usado ao criar a oferta.
- Imagens do produto e/ou da embalagem real, mostrando a marca.
- Se estiver usando modelos de arquivo de inventário, forneça também a ID do lote do relatório do processo do arquivo de inventário.
- Sugestão de assunto para o ticket: Erro 5661 – Marca “Nome da marca”.
3. Erro 5461 – Autorização para Criar Novos Produtos de uma Marca
Se você encontrou a mensagem de que não pode criar novos produtos para uma marca específica, siga este passo-a-passo:
- Entre em contato através do campo de Ajuda na Seller Central ou clique aqui.
- Selecione: Produtos e Inventário > Problemas com produtos da oferta > Problemas ao adicionar ou visualizar um produto.
- Em Motivo do contato, escreva: Erro 5461 – Criar um novo produto.
- Descreva o seu problema copiando a mensagem abaixo e adicionando as informações do seu produto:
Estou tentando cadastrar este produto mas me deparei com o erro 5461. Segue comprovantes: - Título do produto (incluindo variações de cor, tamanho, medidas, modelo/número de peça etc.) - Marca - Fabricante - Categoria - Descrição - Código SKU - Código UPC/EAN/JAN, se disponível - Se estiver usando modelos de arquivo de inventário, forneça também a ID do lote do relatório do processo do arquivo de inventário
- Na parte de Informações adicionais, clique em Adicionar anexos e insira imagens do produto.
- Adicione um número de telefone e um e-mail para contato e clique em Enviar.
Aguarde a resposta do Suporte ao Vendedor.
4. Erro 8567 – EAN Não Corresponde ao Produto/Marca Enviado
Verifique se o EAN enviado está correto. O código EAN-13 deve ser validado através do GS1 (https://gepir.gs1.org/).
5. Erro 8560 – Atributo Obrigatório Não Enviado (unit_count)
Atualize o cadastro do seu produto no sistema do seu integrador com a informação do atributo faltante e reenvie o produto para que ele possa ser criado com sucesso na Amazon.
6. Erro 8575 – Listagem Bloqueada por Ultrapassar o Limite (Offer Throttle)
- Entre em contato através do campo de Ajuda na Seller Central ou clique aqui.
- Selecione: Sua conta > Outros problemas na conta.
- Em Motivo do contato, escreva: Limite de oferta (8575).
- Descreva seu problema copiando a mensagem abaixo:
Precisarei subir uma grande quantidade de produtos e gostaria de evitar que o limite de oferta fosse ativado (Pré envio de listagem). OU Privilégios de criação de novos produtos foram removidos, gostaria de que fossem concedidos novamente. (Pós envio de listagem).
- Na parte de Informações adicionais, clique em Adicionar anexos e insira imagens do produto.
- Adicione um número de telefone e um e-mail para contato e clique em Enviar.
7. Erro 8684 – SKU Associado a Vários Códigos ASIN
Abra um chamado no suporte da Amazon informando o erro 8684 e os códigos EAN e SKU do produto. Sugestão de assunto para o ticket: Erro 8684 – EAN XXXXXXXXXXXXX.
8. Erros 8542 e 8541 – Erro de Matching
Para o erro 8542, abra um chamado no suporte da Amazon informando o erro e os códigos EAN e SKU do produto. Sugestão de assunto para o ticket: Erro 8542 – EAN XXXXXXXXXXXXX.
Para o erro 8541, corrija o cadastro do seu produto no sistema do seu integrador com a mesma informação disponível na Amazon e reenvie o produto. Ou sugira alterações das informações para o suporte da Amazon.
Conclusão
Resolvendo esses erros de listagem, você garante que seus produtos sejam aprovados e exibidos corretamente na Amazon. Siga este guia e evite problemas que possam impactar suas vendas. Se precisar de ajuda, o suporte da Amazon está à disposição para auxiliar.